(Acesso aos formulários de estágio)

Relatório de Estágio:
orientações para a elaboração e apresentação

      Mariléia Vanin

      Professora de Metodologia
marileiavanim@uol.com.br

Marouva Fallgatter Faqueti    

Bibliotecária

marouva@bu.ufsc.br 

As orientações abaixo apresentadas, foram organizadas com base nas seguintes  normas da ABNT:  NBR 14724: 2005 - apresentação de trabalhos acadêmicos; NBR 6024: 2003 - numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6027: 2003 - sumário; NBR 6023:2002 – referências. Optou-se em se fazer algumas alterações e/ou supressões de conteúdos indicados nas normas visando adequá-las as finalidades específicas do relatório de estágio.

        É o documento que visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas pelo estagiário. 

O relatório de estágio compreende: elementos pré-textuais  [capa; folha de rosto; agradecimentos (opcional); sumário], textuais [introdução, apresentação da empresa; síntese da carga horária semanal; relatório descritivo; conclusão] e pós-textuais [referências; (apêndices e anexos são opcionais)]. 

 

A apresentação escrita de um relatório de estágio deverá ser realizada conforme as indicações abaixo:

a) tipo de papel – deve ser utilizado o papel branco, preferencialmente nas dimensões 297x210 mm (A4);

b) escrita – digitado com tinta preta e somente em um lado da folha;

c) paginação – as folhas do trabalho devem ser contadas seqüencialmente a partir da folha de rosto, mas não numeradas. A   numeração é colocada a partir da introdução e aparece até o final do trabalho, inclusive nas páginas de referências e anexos. O número localiza-se à direita, no alto da folha, a 2 cm da borda superior do papel;

d) margem- superior e esquerda  =  3 cm; inferior e direita =  2 cm;

e) espaçamento o conteúdo textual deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas, exceto citações diretas com mais de três linhas;

f) letra – usar fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12. Para citação direta, usar fonte tamanho 10;

g) parágrafo – 2 cm da margem esquerda;

h) numeração progressiva – para melhor organização e apresentação do capítulo 4 – relatório descritivo, deve-se adotar a numeração progressiva das seções do texto. Os títulos das seções primárias (capítulos), por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta. O indicativo numérico de uma seção precede o título, alinhado à esquerda, separado por um espaço. 

Exemplo:

4 RELATÓRIO DESCRITIVO (seção primária – capítulo)

4.1 Introdução (seção secundária – divisão de capítulo)

4.2 linguagem de programação (seção secundária – divisão de capítulo)

4.2.1 Pascal (seção terciária – subdivisão de capítulo)

1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Considera-se como elementos pré-textuais: capa; agradecimentos (opcional) e o sumário.

1.1 Capa (elemento obrigatório para relatórios de conclusão de curso) 

        É a cobertura externa em capa dura branca contendo os seguintes elementos:

a)  nome da Instituição responsável, com subordinação até o nível de autoria (centralizado);

b)  título: título do relatório (centralizado);

c)  subtítulo: RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR  ___ (margem direita); preencher no espaço pontilhado o algarismo "I" ou "II", sendo que: "I" representa estágio curricular interno e "II" representa estágio curricular externo

d)  local da entrega do relatório;

e)  ano da entrega do relatório. (ver exemplo)

 

1.2 Lombada

          A lombada deve conter o nome do autor em letras maiúsculas, o título do relatório, as siglas de identificação da instituição e o ano de publicação:

JOSÉ DA SILVA.   Venda de imóveis em Balneário Camboriú: um estudo de caso na .....

UFSC/CAC - 2007

         Utilizar preferencialmente fonte tamanho 12, negrito.

 

1.3 Folha de rosto (elemento obrigatório)

         É a primeira folha  do relatório contendo todas as informações necessárias para sua identificação:

a)  nome da Instituição responsável, com subordinação até o nível de autoria (centralizado);

b)  título: título do relatório (centralizado);

c)  subtítulo: RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR  ___ (margem direita); preencher no espaço pontilhado o algarismo "I" ou "II", sendo que: "I" representa estágio curricular interno e "II" representa estágio curricular externo

d)  informações referentes ao local e supervisor  onde o estágio foi desenvolvido: empresa; setor; período de realização; total de dias; total de horas; nome do supervisor; função; formação profissional

d)  local da entrega do relatório;

e)  ano da entrega do relatório. (ver exemplo)

1.4 Agradecimentos

                Iniciar em folha distinta apresentando o título centralizado à margem superior, letra maiúscula, fonte tamanho 12 em negrito. o texto deve iniciar a 2cm abaixo. 

                O agradecimento pode ser dirigido à empresa pela oportunidade e ao(s) supervisor(es)/orientador(es) da empresa e, nominar aqueles que contribuíram de maneira relevante ao estágio. É um elemento opcional.

1.5 Sumário                  

            Iniciar em folha distinta apresentando o título centralizado à margem superior, letra maiúscula, fonte tamanho 12 em negrito. o texto deve iniciar a 2cm abaixo.  Apresenta a enumeração das divisões e seções (capítulos) presentes no relatório, na mesma ordem e grafia que aparece no corpo do trabalho e com a respectiva indicação de página. A palavra sumário deve ser centralizada e sem indicativo numérico, fonte tamanho 12 em negrito. (ver exemplo)

2 ELEMENTOS TEXTUAIS

Os elementos que compõem a parte textual do relatório são: introdução; apresentação da empresa; síntese da carga horária semanal; relatório descritivo; conclusão.

2.1 Introdução

A parte introdutória abre o relatório propriamente dito, devendo ser consideradas sucintamente as seguintes informações:

   a) importância do estágio para a formação profissional;

   b) delimitação  do estágio realizado, no tempo e espaço, ou seja, informar pontualmente onde o estágio foi realizado e o período   utilizado;

           c) apresentação dos objetivos traçados pelo aluno para o seu estágio.

             Exemplo de objetivo geral: Desenvolver um programa para gerenciamento e controle da produção de conservas no setor de

             Olericultura do Colégio Agrícola de Camboriú.

             Exemplo de objetivos específicos (caminho a ser seguido para alcançar o objetivo geral): a) Reconhecer a rotina do setor de

             conservas;  b)Selecionar o instrumento de programação ideal às necessidades detectadas;  c)Elaborar o programa de

             gerenciamento e controle da produção;  d) instalar o programa no setor de conservas.

             No caso do estágio envolver uma prestação de serviços geral pode-se optar e explicitar o objetivo geral e relacionar em tópicos

             as principais atividades desenvolvidas.

             Exemplo do objetivo: Prestar serviços técnicos na área  de manutenção de jardins buscando colocar em prática os

             conhecimentos adquiridos em sala de aula e assim desenvolver atitudes profissionais de forma monitorada.

    d) organização estrutural do relatório.

      2.2 Apresentação da Empresa (setor)

     Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numérico (2), alinhado à margem esquerda, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo. 

       Deverá conter um histórico da empresa e suas principais áreas de atuação. Nos últimos parágrafos,  o(a) estagiário(a) deverá apresentar de forma mais detalhada o setor/departamento onde desenvolveu seu estágio.

    2.3 Síntese da Carga Horária Semanal

         Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numérico (3), alinhado à margem esquerda, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo. 

                Nesta etapa deverá ser relacionada a carga horária das atividades desenvolvidas em ordem semanal, indicando a data e o número de horas trabalhadas em cada período.  Ao final de cada página deverão constar as assinaturas do estagiário(a) e do(a) supervisor(a)/orientador(a) do estágio. (ver modelo)

    2.4 Relatório Descritivo

                Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numérico (4), alinhado à margem esquerda, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo. 

        As atividades desenvolvidas no estágio deverão ser redigidas em forma de texto e para melhor organização  das informações, pode-se  subdividir o texto em subseções.

    Exemplo de um texto introdutório:

O setor de conservas do Colégio Agrícola de Camboriú produz em média 500 vidros de conservas/mês. O controle da produção, armazenagem e distribuição dos produtos é realizado em fichas manuais e apresenta diversas falhas no sistema.

Visando melhorar a qualidade dos procedimentos, o professor responsável do setor solicitou o desenvolvimento de um programa  que possibilitasse o melhor gerenciamento dessas informações.

Espera-se que a implementação do sistema contribua..............

 

Na seqüência, o aluno descreverá as  atividades desenvolvidas durante o estágio, fundamentando-as com os referenciais teóricos pesquisados.

Ao fazer uso de informações contidas em livros, revistas, sites, etc., deverá citar a fonte (AUTORIA, data) e apresentar a referência completa do material na  lista de referências constante no final do relatório.

Faz parte do estágio curricular agregar “valores” – conhecimentos que vão além da técnica, como: aspectos administrativos, filosofia da empresa, relacionamento com pessoas de diferentes níveis sociais e postos de trabalho, aspectos éticos. Enfim, o(a) estagiário deverá  aproveitar a oportunidade para observar a “vida da empresa”.

Obs:  ficará a critério do supervisor(a)/orientador(a) estabelecer quais as atividades que deverão ser descritas e analisadas criticamente.

OBS:  ficará a critério do orientador(a)/supervisor(a) estabelecer quais as atividades que serão descritas e analisadas criticamente.

             Exemplo de apresentação gráfica  (ver modelo)

       2.5 Conclusão

  Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numérico (5), alinhado à margem esquerda, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo. 

         Descrever sobre a importância do estágio realizado para a sua formação, as dificuldades encontradas na realização do estágio e finalizar com comentários, apresentando sugestões se achar necessário. Ao final da página deverão  constar as assinaturas do estagiário(a), do  supervisor(a) e do(a) orientador(a) do estágio.

3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Considera-se como elementos pós-textuais: referências, apêndices e anexos.

3.1   Referências               

Iniciar em folha distinta apresentando o título centralizado à margem superior, letra maiúscula, fonte tamanho 12 em negrito. o texto deve iniciar a 2cm abaixo.            É um  elemento obrigatório. 

 Todas as fontes de informação (livro, revista, fita de vídeo, home-page, CD-ROM, etc) utilizadas na elaboração do relatório devem ser arroladas alfabeticamente em uma lista, digitadas em espaço simples, margeadas à esquerda e separadas entre si por espaço duplo (ver exemplo de apresentação de referências). 

Fazer a referência de uma obra  significa reunir um conjunto de dados  (tais como autoria, título, editora, local e ano de publicação) sobre o documento, que permita identifica-lo de forma única. Essa descrição deve ser elaborada seguindo a normalização nacional descrita na NBR  6023:2002, produzida pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Para auxiliar no processo de elaboração das referências, sugere-se  consulta ao site Como fazer referências” –ou utilize o mecanismo on-line para elaboração de referências – MORE

3.2   Apêndices

                Todos os documentos elaborados pelo autor e que servem para complementar as informações fornecidas no corpo do trabalho  podem ser colocados em apêndices.

               Os apêndices  são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos e devem ser apresentados no sumário. Exemplo:

APÊNDICE A – Fotografia dos equipamentos adquiridos para o setor de avicultura.

No corpo do relatório deve-se fazer citação dos apêndices. Ex.:

As fotografias apresentadas no Apêndice A, ilustram como ficaram dispostos os equipamentos adquiridos.

 

3.2     Anexos

                Todos os documentos  não elaborados pelo autor, mas que  servem de fundamentação, comprovação e ilustração podem ser colocados em anexos.

               Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos e devem ser apresentados no sumário. Exemplo:         

ANEXO A – Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997  

No corpo do relatório deve-se fazer citação dos anexos. Ex.:

O artigo 3º do decreto nº 2.208 de 17 de abril de 1997 esclarece sobre os níveis de abrangência da educação profissional..... (ver ANEXO A)